Artigo #1 – “Quando o problema é com eles” – por Embriologista Samyra Siqueira da Clínica Procriar

42. De Homem a Pai – com Ricardo Pinhão
Junho 28, 2021
43. Infertilidade Masculina – Causas e Diagnósticos – com Dr. Celso Marialva
Julho 5, 2021

Quando o problema é com eles!


O fator masculino chega a representar cerca de 40% das causas de infertilidade de um casal: investigar a qualidade do esperma é fundamental.

 

Chegou o momento de concretizar o sonho da maternidade, mas nesta fase que poderia ou deveria ser perfeita, deparamo-nos com a possibilidade de haver algo com a nossa fertilidade. Sou eu? É ele? Talvez nós?… E assim começam as dúvidas.

O primeiro passo deve ser contactar uma clínica de fertilidade que conheça ou de referência, para que sinta maior confiança no processo. Essa clínica deve estar devidamente orientada por uma equipa onde clínicos, enfermeiros e embriologistas trabalhem de forma coordenada e alinhada com a sua situação. A Procriação Medicamente Assistida, além de ser uma área em constante evolução e crescimento, é a ajuda necessária e indispensável para muitos casais que desejam ter filhos. Além de muitos exames feitos às mulheres, um dos primeiros exames recomendados aos homens na consulta é a análise de sêmen através do espermograma.

No espermograma são avaliados alguns parâmetros como volume, concentração, mobilidade e morfologia. Estes dados ajudam o médico a identificar qual o melhor tratamento para o casal. Porém, é importante que se tenha em mente que alterações nestes parâmetros não significam necessariamente que seja infértil. Alguns hábitos, como o conusmo de álcool, tabaco, stress, podem afetar a qualidade do esperma. 

Quando nos referimos à capacidade de um espermatozoide para fertilizar o ovócito, referimo-nos à sua mobilidade (capacidade do espermatozoide em ‘nadar’ até o ovócito) e quando está insuficiente dizemos que estamos perante um caso de astenozoospermia, à sua morfologia (que quando não é a correta referimos por “teratozoospermia”), sendo que este parâmetro resulta da avaliação da forma da cabeça, peça intermediária e cauda dos espermatozoides. Estes são os parâmetros masculinos mais importantes para determinar o tipo de tratamento mais adequado (como por exemplo: coito programado, inseminação intrauterina ou FIV).

Outra condição importante de referir é a azoospermia (ausência de espermatozoides), que pode ter diferentes causas, como hormonais ou genéticas.

Existem também outros exames que podem complementar a investigação, como a Fragmentação do ADN , onde a integridade do ADN do esperma é avaliada. Se esta estiver alterada pode interferir de forma negativa no desenvolvimento dos embriões, por exemplo. Por fim, e não menos importante, causas como varicocelo devem ser acompanhadas por um Urologista/Andrologista, para se perceber essa condição e principalmente o que pode ser feito, tipo de tratamentos eventualmente indicados e principalmente que resultados esperar, pois esta é uma das causas mais importantes de infertilidade masculina.

Por fim pensamos: E agora? Será que existe algum problema com meu esperma? Será que meu marido tem alguma alteração?

Como já foi dito, a Procriação Medicamente Assistida está em constante evolução e existem várias técnicas laboratoriais, medicações e tratamentos que podem ajudar e que possuem altas taxas de sucesso em diferentes causas de infertilidade.

Por mais complicado ou difícil que pareça o seu caso, o conselho que qualquer profissional da área, e até daqueles que ainda não têm filhos (como eu!) é para não deixar de acreditar. Acredite no processo e, principalmente, acredite no resultado final!  A leveza que conseguimos ter em qualquer percurso pode tornar o caminho menos complicado.

Por Samyra Siqueira, MSc

Embriologista na Clínica Procriar

Comments are closed.

Cart

O seu carrinho está vazio.